quinta-feira, 21 de julho de 2011

Aprenda como agir corretamente em caso de queimaduras acidentais !

 Vez ou outra somos pegos de surpresa por algum incidente e não sabemos como agir diante de tal situação. Por isso resolvi postar artigos que vão ajudar saber como agir nas horas mais inesperadas da vida.


Primeiros Socorros: ajuda a pessoas com queimaduras


      O número de queimados no Brasil aumenta consideravelmente entre os meses de junho e julho, por causa dos acidentes com fogos nas festas juninas. Mas as queimaduras não são provocadas apenas por fogo. Elas também são causadas pelo frio, por contato com produtos químicos, com eletricidade ou radiação. Sua gravidade varia de acordo com a extensão da área da pele atingida e a profundidade com que os tecidos são afetados.

      As queimaduras superficiais, também chamadas de queimaduras de primeiro grau, levam cerca de uma semana para cicatrizarem por completo. Nesses casos, basta resfriar a região atingida com água ou um pano molhado. Para aliviar a dor, cremes hidratantes podem ser aplicados. Já quem sofre queimaduras mais graves precisa de cuidados especiais.

     Veja abaixo como ajudar a vítima de queimadura em cada situação:



• Não estoure as bolhas das queimaduras porque isso aumenta o perigo de infecções.
• Evite hidratante ou qualquer loção semelhante sobre áreas com queimaduras de segundo grau.
• Nunca passe água sobre uma queimadura provoca da por produto químico seco. Isso só provoca mais queimaduras.
• Também não resfrie queimaduras de terceiro grau com água para evitar remover parte do tecido queimado.
• Não resfrie as queimaduras com gelo, água gelada ou sprays. Pode agravar o ferimento.
• Se a roupa estiver colada à queimadura, não tente retirá-la: pode arrancar a pele.
• Não aplique unguento para queimaduras, pasta de dente, creme, manteiga, óleo ou sabão sobre a queimadura aberta: isso pode agravá-la ou infectá-la.



Em hipótese alguma use gelo, água gelada ou produtos em spray para resfriar a região afetada. O tratamento adequado para cada tipo de queimadura faz toda a diferença. Aprenda como agir corretamente em caso de queimaduras.



      Em casos de queimaduras de segundo e terceiro graus, leve a vítima ao pronto socorro o mais rápido possível. Se achar necessário, peça uma ambulância pelo 192. Enquanto a pessoa não for atendida, tome as seguintes providências:

• Se as roupas estiverem pegando fogo, não deixe a vítima correr ou fazer movimentos bruscos porque isso aumenta as chamas. Para apagar o fogo, use água ou outro líquido não-inflamável. Ou envolva a pessoa com um cobertor ou com um tecido espesso de lã ou algodão (nunca um tecido sintético). O cobertor também é bom para evitar que a pessoa sinta frio.
• Se a vítima estiver com o corpo todo queimado e for necessário segurá-la ou movê-la, toque-a pelas axilas. Esta é a última parte do corpo a queimar.
• Se as queimaduras forem causadas por produtos químicos, como nos casos de acidentes de consumo, passe muita água corrente sobre a área afetada, até a chegada do socorro. Dê ao médico a embalagem do produto que causou o acidente. Porém, se o produto químico for seco, não use água. Remova o excesso da substância com uma escova limpa.
• Enquanto você resfria as áreas queimadas, diga para a pessoa estender as articulações e/ou afastar os dedos atingidos, para evitar sequelas e invalidez.
• Tire sapatos, cinto, gravata e tudo que apertar a pessoa antes que as partes afetadas do corpo inchem.
• Se a vítima ingeriu um líquido fervente, enquanto espera o socorro, deite-a de lado para ajudar a manter as vias respiratórias livres
• Se o rosto for atingido, coloque compressas úmidas nos olhos e não as deixe secar. Se necessário, troque-as.
• Todas as vítimas de queimaduras graves devem ser vacinadas contra o tétano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário